Rogério Teófilo


BIOGRAFIA

( Carece de fonte )

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARAPIRACA, PARABÉNS PELOS SEUS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!

EDUCAÇÃO, Foi a Vanguarda Para o Desenvolvimento de Arapiraca

Todas as modificações sociais desenvolvidas nesses 89 anos de emancipação política de Arapiraca, a mais relevante para o progresso e o desenvolvimento do município foi a Educação, a colocação é do Secretário de Estado da Articulação Política Rogério Teófilo (PSDB). Nos três mandatos de deputado estadual e um de deputado federal utilizou sua forma de fazer política a serviço da educação em todos os níveis.

A campanha da Emancipação Política do então distrito de Arapiraca deflagrada pelas figuras tradicionais da comunidade, sob a liderança do major Esperidião Rodrigues da Silva que promoveu inúmeras reuniões e viagens até a capital do Estado incentivou no povo o sentimento de liberdade e independência elevando a cultura no início dos anos de 1920. Em 30 de maio de 1924 o então governador José Fernandes Lima, sancionou em seu gabinete no Palácio dos Martírios o Projeto de Lei, numero 1009, de autoria do deputado estadual natural de Pilar, Odilon Auto. A matéria já havia sido aprovada em sessão ordinária na Assembleia Legislativa Estadual.

Implantação do curso primário e do CBC
A implantação do curso primário em 1940, a criação com o Grupo Escolar Adriano Jorge, em 1943, a fundação do Instituto São Luís pelo professor Pedro de França Reis em 1944 que teve o seu segmento pelo professor Manoel de Oliveira Barbosa foi uma marco importante na educação na época.

A implantação do Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho que anos depois da sua criação passou a ser dirigido pelo timoneiro da Educação em Arapiraca ex-secretário de Estado da Educação José Moacir Teófilo até o presente, no comando da instituição desenvolvida e consolidada sob a égide da Companha Nacional de Escolas da Comunidade – Cnec foi outro grande avanço.

São 60 anos de dedicação a causa da educação. Neste contexto, vale destacar o trabalho de uma grande alagoana de Viçosa e arapiraquense por adoção a educadora Izabel Torres, que semeou a semente do conhecimento para muitas gerações de arapiraquenses.
Implantação do ensino superior

A criação da Fundação Educacional do Agreste, em 1971, que manteve a Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, até ser estadualizada, em 1990 em 1996, foi transformada na Fundação Universidade Estadual de Alagoas – Funesa mantendo os cursos de Letras, Ciências, Matemática, Geografia, História e as Faculdades de Administração de Empresas e Ciências Contábeis abriu o caminho para o ensino superior no interior do Estado.

Depois veio o curso de Direito no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho numa extensão do CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió), seguindo-se a extensão dos cursos em Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, União dos Palmares e São Miguel dos Campos/Al.

Outro grande investimento na educação superior em Arapiraca destacado pelo professor Rogério Teófilo foi a implantação do Campus da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), após 45 anos de existência da instituição de ensino superior. São 16 cursos sendo 11 em Arapiraca.

Para Rogério Teófilo toda essa conquista de vanguarda foi fruto de um trabalho que uniu o técnico e o político em prol do desenvolvimento de Arapiraca e Alagoas. A luta e os avanços na educação foram seguidos no ensino técnico com o inicio de quatro escolas técnicas em todo o Estado, atualmente são 14 trazendo a esperança para a juventude arapiraquense e Agrestina.

Arapiraca avançou com a monocultura do fumo sequenciada com a diversificação da agricultura e e agora teremos a industrialização com a Mineradora Vale Verde, A Nova Adutora do Agreste a partir de julho de 2014, gasoduto de Penedo a Arapiraca – Arapiraca e o Polo Agroalimentar da Vila Bananeira. são alguns investimentos do Governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) que irão consagrar Arapiraca como cidade sustentável com mais acesso aos meios científicos e tecnológicos e um dos mais avançados polos universitários do Nordeste, pontuou Rogério Teófilo.

Fonte: Assessoria.

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s