Erasmo S. de Araújo

 
FRASE
“O sentido de ‘maturidade’ ultrapassa a dimensão biológica para
permear pelas dimensões intelectual e espiritual”
Erasmo Soares de Araújo
 
[ Fonte (frase): Revista “Escola de Pais do Brasil”, dezembro de 2005 ]
 
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BIOGRAFIA – Erasmo Soares de Araújo

Erasmo Soares de Araújo nasceu na Cidade São Bento do Una/PE, aos 13 de abril de 1946. Com 11 anos de idade, ingressou no SCG
(Seminário dos Padres do Sagrado Coração de Jesus ), em Recife/PE onde realiza seus estudos desde a formação básica até o superior, com obtenção do diploma de licenciado em Filosofia, curso concluído na Universidade Católica de Pernambuco.

Em 1969, deixa o seminário e ingressa na sara da Educação como
professor do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em
Arapiraca/AL. Em 1974, confirma sua opção pelo magistério,
formando-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Caruaru/PE. Mais tarde, realiza os cursos de pós-graduação em
Português e Semiótica e Teorias do Discurso na PUC/MG ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ).

É casado com a professora Maria da Paz de Araújo, com quem construiu uma família com cinco filhos.

Na área da educação, além de professor de diversas instituições de
ensino de Arapiraca, exerceu os cargos de diretor da Escola Estadual
Costa Rego, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca,
FUNESA ( Fundação Universidade Estadual de Alagoas ) e secretário
adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca. É professor da FFPA ( Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca ) desde 1972.

[ Fonte: Livro “ACALA: História e Vida”, abril de 2009 ]

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ARTIGO
MATURIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES

Por Erasmo Soares de Araújo ( Profº e membro da ACALA )

No processo de interação social escutamos com frequência enunciados
que envolvem a expressão “ter maturidade”. O que significa essa
expressão? Em primeiro lugar analisemo-la do ponto de vista
linguístico. Observemos estas palavras: maturar, madurar, (in)
maturidade, maturação, madureza, amadurecimento, maduro, (in)
maturo. Conquanto pertençam á mesma família etimológica, elas não
são sinônimas porque não se aplicam em iguais circunstâncias e com
o mesmo sentido por todas as pessoas. Por isso podemos dizer:
“temos maturidade para tal”, mas seria imaturro afirmar que “temos
madureza para tal”, como podemos dizer “as frutas estão em processo
de amadurecimento ou maturação”, mas não podemos afirmar que
“essas frutas estejam em processo de maturidade”; digamos: a criança
nasceu prematura (não madura ou amadurecida precocemente),
contudo jamais afirmaríamos que ela tivesse nascido verde, tampouco
imatura. Portanto, no mundo da linguagem há uma seleção vocabular para dar sentido ás mais variadas situações da vida.

Transpondo essas ideias para o campo de tridimensionalidade humana
– dimensão biológica, a dimensão intelectual e a dimensão espiritual,
veremos que o sentido de “maturidade” ultrapassa a dimensão
biológica para permear pelas dimensões intelectual e espiritual; esta
como operacionalização da vontade; aquela, do conhecimento. Por isso
a questão da maturidade em qualquer segmento social depende do
maior ou menor grau de intelectualidade das pessoas nele interagentes,
sendo, pois, válido afirmar, por exemplo, que em determinados assuntos, filhos possam “ter mais maturidade do que os próprios pais”.

Disso se depreende que a maturidade, em quaquer relação, seja no
âmbito social ou familiar, está intimamente ligada aos princípios da
verdade ( conhecimento e discernimento ), da ética ( respeito aos
valores morais e sociais ) e da vontade ( valorização da pessoa humana,
opção pelo bem comum ). Portanto, nas relações familiares, a
maturidade pode ser vista como abertura para a convivência com esses princípios partilhados no seio familiar.

Por conseguinte, no seio familiar, é enganosa a permissividade de
comportamentos ou ações que infrinjam esses princípios, sob a
justificativa de que “todos somos adultos, já possuímos maturidade”,
ou, “meu filho já tem maturidade para fazer o que quiser”, pois
conquanto pereça, maturidade não significa “madura idade”, mas aptidão para o exercício da cidadania.

[ Fonte: Revista “Escola de Pais do Brasil”, dezembro de 2005 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

5 Respostas para “Erasmo S. de Araújo

  1. Muito importante esta biografia. Um exemplo de profissional, de homem culto, de pai e de amigo. É gratificante ler esse texto, pelo registro histórico e detalhes acerca do Professor Erasmo. Sou grato a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer o ser humano ímpar e valioso tesouro para a sociedade.
    Abs, Rubenildo Falcão.

  2. Meu caro professor,
    estou trabalhando em uma 2a. edição do A B C das Alagoas. Gostaria de um contato para ter informações dos seus trabalhos publicados, que não constam na sua biografia publicada pela ACALA. Aguardo, pois, as suas notícias. Atenciosamente, Francisco Reynaldo.

  3. “Grande Mestre, grande diretor e antes de tudo um lindo ser humano que admiro e aprendi a amar e respeitar esse homem de Deus. Muita Luz!” – (Antonieta Silva)

    “Foi meu professor. Admiro o caráter, a personalidade e o profissionalismo dele !!! Muito amado por todos que o conhecem!!! Parabéns, Prof. Erasmo!!!” – (Maria Petrúcia)

    Fonte: Facebook “José George” – CONFAA (Confraria Filhos & Amigos de Arapiraca-AL).

  4. Fui aluno do professor Erasmo na 5ª série do ano de 1974 no Colégio Costa Rego, paguei a matéria denominada Educação Moral e Cívica. Numa das aulas ele nos ensinou que apenas pode-se gritar num campo de futebol: “Uh! Asa Gigantêêê” por exemplo, isto replicando a resposta que demos que poderíamos gritar e fazer barulho no cinema na hora que a fita quebrava e o filme era parado e acendiam-se as luzes interrompendo a projeção do filme por alguns minutos, o que era comum naquela época.
    Durante as aulas ele já lamentava o não ensinamento do latim durante o curso ginasial, o que dificultou a minha formação em direito neste aspecto por ser admirador dessa clássica e bonita língua sendo necessário recorrer ao dicionário para traduzir as frases que aparecia naquela linguagem. Excelente professor, conselheiro, um verdadeiro filho de DEUS.

  5. Erasmo, grande mestre da educação em Arapiraca, mesmo não sendo filho da terra, radicou-se em nossa cidade, pôs em prática toda sua vivência no processo de aprendizagem, prestando relevantes serviços atuando como professor ou gestor por onde passou, um educador polido em todos os aspectos e grande ser humano.

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