João Felipe

 
 
Frase:
“Eu sempre gostei muito das músicas que Legião Urbana, Renato Russo e Cazuza faziam. Do estilo, da atitude deles se expressarem através da música. Então, para tentar acompanhar tudo fui aprender a tocar violão, e assim descobrindo a minha vocação de cantor.” – (João Felipe)
[ Fonte ( frase ): Jornal “Tribuna Independente” ]
 
Ficha artística – João Felipe
 
Nome completo: ( Carece de fonte )
Nome artístico: João Felipe 
Data de nascimento (dia e mês): 20 de setembro
Local: Arapiraca/AL
Gênero: Pop rock.
 
 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
PERFIL – João Felipe
Por Pedro Jorge
 
O jovem cantor e compositor João Felipe, filho do jornalista Roberto Baía, é uma das revelações do pop/rock alagoano. Natural de Arapiraca/AL, Felipe deus os primeiros passos musicais em sua adolescência, tendo também se destacado nas atividades esportivas de natação e kung-fu.
 
As principais influências musicais de João Felipe além de Renato Russo e Cazuza são as bandas que estouraram nos anos 1980, no chamado Rock Brasil, que teve início em 1982 no Circo Voador/RJ com a banda Blitz, e revelou super-bandas a exemplo do “Capital Inicial”, “Ultraje a Rigor”, “Titãs”, “Paralamas do Sucesso”, Kid Abelha”, entre outras que continuam fazendo sucesso em todo o Brasil. Ele também curte os grandes nomes da MPB.
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
1º DVD / VALORES DA TERRA
 
Frase:
“Esse DVD é também uma homenagem a ídolos como Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas. Foi através deles que aprendi a gostar de Rock, que para mim é muito mais que um estilo musical. É uma manifestação de sentimento e prazer”  –  João Felipe
 [ Fonte ( frase ): Jornal “Extra/AL” ]
 
 
PRIMEIRO DVD / João Felipe & Banda
Por Pedro Jorge
 
Em 5 de Dezembro de 2009 o talentoso João Felipe gravou o seu primeiro DVD, pela DKS produções, no Mercado de Artesanato do Parque Ceci Cunha em Arapiraca/AL.O lançamento oficial do 1º DVD de Felipe aconteceu no tradicional “Clube dos Fumicultores”, que é presidido por Claudir Aranda (“Dinho do Cinema”), em 27 de Fevereiro de 2010.
 
O show de lançamento contou com as participações especiais de Ary de Queiros, com um repertório de MPB e do excelente grupo Art-choro, com o melhor do Chorinho e do Samba.
 
Na ocasião houve uma homenagem, com o evento “Valores da Terra”, a personalidades que se destacam no meio político e sócio-cultural de Alagoas. Este evento contou com o apoio cultural dos Jornais “Novo Extra”, “tribuna Independente”, “Tribuna do Sertão” e “Alagoas em Tempo”; fotógrafos Cláudio Marques, Silvestre e Lourdes Rizzatto, site “Folia Brasil”, entre outros.
 

João Felipe & Banda

As apresentações de João Felipe & Banda sempre levam muito som de qualidade para um público antenado no melhor do Pop e do Rock. Com um repertório que inclui  sucessos do Rock Brasil, Internacional e de composições proprias, Joao Felipe sempre transmite para os seus admiradores reflexões sobre as inquietações próprias da juventude.

[ Por Pedro Jorge ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lançamento do Meu Novo CD

CD – Flor do Lácio / Produzido por artistas arapiraquenses, CD está sendo gravado em Recife/PE e será lançado no início de junho

Com 12 músicas inéditas estaremos lançando no início de junho próximo o nosso primeiro CD: Flor do Lácio. O disco, que está sendo produzido pelo artista arapiraquense Sandro Bass e que tem como co-produtor o poliinstrumentista Marcos Mausan, está sendo gravado no Estúdio Carranca, em Recife/PE.

Por lá passaram renomados artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Lenine, Alceu Valença, dentre outros grandes artistas da nossa magnífica Música Popular Brasileira.

O CD
Flor do Lácio é uma música minha em parceria com o meu pai, o jornalista Roberto Baía. A inspiração para a composição da música, que é um dos carros chefes do disco, vem do nosso grande poeta Olavo Bilac.
A expressão “Última flor do Lácio, inculta e bela” é o primeiro verso de um famoso poema de Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. O termo inculta fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado), mas que continua a ser bela. Na música, buscamos na língua portuguesa algumas expressões fortes para falar de um relacionamento conturbado, que acaba em tragédia.
Homenagem ao “Paulo do Bar”
No CD, também prestamos uma homenagem a Paulo Lourenço, o nosso “Paulo do Bar”, que durante mais de quatro décadas fez a cabeça de gerações propagando a nossa excelente MPB. Jovens arapiraquenses e de várias regiões do Estado de Alagoas marcaram presença no pequeno barzinho, que até hoje resiste bravamente, apesar das inúmeras dificuldades porque passa o nosso amigo “Paulo do Bar”.

Nelson da Rabeca

Para a nossa alegria, contamos com a participação em duas músicas do grande artista alagoano, o Seu Nelson da Rabeca. Conhecido internacionalmente, assim como outro extraordinário músico alagoano, nascido em Lagoa da Canoa – Região Agreste, o nosso querido Hermeto Pascoal, Seu Nelson da Rabeca é natural da histórica cidade de Marechal Deodoro/AL. Atendendo ao nosso convite, encarou o nosso pop rock e fez um trabalho maravilhoso e inigualável.

Por fim, no nosso trabalho prometemos um Pop Rock de qualidade, bem típico da nossa música brasileira. Estamos ansiosos para lançar o nosso CD. Espero que gostem.

[ Fonte: joaofelipeebanda.blogspot.com ]
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
João Felipe Lança 2º DVD Gravado em Arapiraca – Composições próprias e clássicos dos anos 1950, 60 e 80 estão no novo trabalho do jovem cantor
 
Aos 18 anos, o cantor arapiraquense João Felipe reaparece, depois do show realizado no Viva Arapiraca 2012, com um novo trabalho. Trata-se de um DVD que foi gravado no final de 2011 no Botequim NaBaxa, no Lago da Perucaba.
 
Afastado dos palcos para se dedicar aos estudos (ele faz Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas), o artista reúne no DVD composições próprias e clássicos que fizeram grande sucesso nas décadas de 1950 e 60 como Johnny B. Goode – Chuck Berry- e o Vagabundo (Giramundo), que virou um verdadeiro hit parade na gravação de Os Incríveis.
 
Também participaram do show experientes artistas de Arapiraca, como Marcus Mausan, Índio, Lobinho, Leão e o baterista Xuxa. “Formamos a banda exclusivamente para esse show no Botequim NaBaxa”, disse o produtor Paulo Tourinho, para revelar que João Felipe vem trabalhando para constituir uma banda com jovens músicos com idade entre 18 e 26 anos.
 
“Arapiraca é uma cidade privilegiada e tem músicos jovens com talento e desenvoltura. Acredito que tem tudo para emplacar ainda em 2012, onde já temos uma agenda considerável para o segundo semestre com a realização de shows dentro e fora do Estado. Um deles será em Olinda/PE, aonde recebemos convite do produtor Alexandre Maomé, que trabalha com o cantor Alceu Valença”, informou Paulo Tourinho.NOTA: Para ouvir uma das músicas do jovem cantor João Felipe basta acessar: http://www.youtube.com/watch?v=cSkzb7J0KscFonte: Ascom, 9 de julho de 2012.[ Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=128173 ]________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEOS

Notícias / Cultura

Cantor Arapiraquense João Felipe Lança Perdão, Seu Mais Novo Clipe
Por Maceió 40 Graus ( 26/12/2012 )

O jovem cantor arapiraquense João Felipe acaba de lançar o clipe Perdão, que foi gravado na Cidade sertaneja de Piranhas e no Sítio Histórico de Angiquinhos, em Delmiro Gouveia. O clipe foi produzido pela OVNI Áudio e Vídeo e dirigido por Gilberto Junior e Carlo Bandeira.

Segundo João Felipe, a música Perdão foi feita exclusivamente para o novo clipe que mostra belas paisagens do Rio São Francisco, a exemplo do trecho do Sítio Histórico de Angiquinhos, localizado na divisa de Alagoas com a Bahia, onde Delmiro Gouveia construiu e inaugurou, em 1913, uma hidrelétrica.

Estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), João Felipe, 19 anos, afirma que o clipe retrata a importância do Velho Chico, que apesar do seu valor econômico, com produção de energia e agricultura irrigada, sofre com a degradação e assoreamento. “Infelizmente, o homem está destruindo o rio, que precisa ser revitalizado, garantindo, assim, a sua preservação. O Rio São Francisco é um milagre da natureza. Diante da sua magnitude precisamos ser humildes, pedir perdão, unir forças e lutar por sua preservação”, observou o cantor arapiraquense.

O vídeoclipe Perdão já está no Youtube. Assista: http://www.youtube.com/v/YH-QpwcaASQ

Fonte: Minuto Arapiraca.

Link: http://minutoarapiraca.com.br/index.php/noticia/2012/12/26/cantor-arapiraquense-joao-felipe-lanca-perdao-seu-mais-novo-clipe

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

João Felipe apresenta seu projeto Brasilêro em Arapiraca

João Felipe Apresenta Seu Projeto Brasilêro em Arapiraca
Por Assessoria (15 de julho de 2013)

O projeto Brasilêro, que tem como idealizadores o artista arapiraquense João Felipe e o músico pernambucano Tiago Nagô, faz parte de um intercâmbio cultural entre as cidades de Olinda-PE e Arapiraca-AL. Nesse primeiro momento o show acontece em Arapiraca. No segundo semestre, com data ainda a ser definida, será realizado na cidade de Olinda.

São ritmos variados que vão do maracatu, frevo, coco de roda, MPB e pop rock. O show acontece no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, em Arapiraca, dia 20 (sábado) a partir das 20 hs.

A abertura do evento é com a cantora cearense Neuma de Oliveira. O show é aberto ao público e tem o apoio cultural da Prefeitura de Arapiraca (Secretaria de Cultura e Turismo), do Sesc Alagoas, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult), CDL Arapiraca, além de outros patrocinadores.

[ Fonte (link):  http://www.alagoastempo.com.br/noticia/41499/arapiraca/2013/07/15/joao-felipe-apresenta-seu-projeto-brasilero-em-arapiraca.html  ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A CIDADE SÓ CRESCE
Por Breno Airan (Especial – Diversão & Arte)

“Não sei que sentimento é esse: é um misto de honra em tocar com esses caras com a satisfação de em fazer um trabalho artístico que dá continuidade ao que os rapazes da Nação Zumbi iniciaram. Chico Rua tem uma base rítmica incrível”. – (João Felipe)

O garoto imberbe cresceu. Fez idade nova em setembro de 2013 – completando seus vívidos 20 anos de idade. Os sonhos também o acompanharam pelo calcanhar, sempre a passos módicos, como que pisando em ovos. Virou estudante da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) Campus Sertão, a cursar Engenharia Civil, e tem vontade de conhecer o exterior. Mas, na contramão de garotos de seu tempo, João Felipe, olhando de soslaio por alguns, tem na verdade suas raízes fincadas por aqui. Nordestino, não nega seus caules espinhentos e cheios de meandros que dão ritmo específico aos ventos sibilantes que por ele perpassam.

Juntando ritmos – algo que, diga-se, não é novidade, mas um notável resgate á nossa Cultura, ele fará espetáculo na noite desta sexta feira (21), a partir das 21h, no Filomena Barzin, em Arapiraca/AL; acompanhado de convidados ilustres. O público terá como vista um dos cartões-postais de Arapiraca – o Lago da Perucaba, e um luar que anunciará os vestígios que pernambuco deixou na nossa musicalidade. E vice-versa.

Ao chegar na residência de João Felipe, percebi, em um dos quartos, os dois percussionistas pernambucanos que descansavam da maratona de ensaios do dia anterior. “Poxa, minha mão está doendo”, ria Maia – um dos fundadores do grupo Nação Zumbi, outrora liderado pelo (saudoso) poeta e visionário, Chico Science. Osmair José de Melo, seu nome de nascença, será um dos convidados para o show desta sexta, em Arapiraca, juntamente ao outro percussionista e produtor musical, Chico Rua.

João Felipe vem com força após a elaboração de todo um conceito a partir do single Brasilerô – composição dele, com a direção do músico pernambucano, Tiago Nagô, da banda Ojira. Felipe, já se apresentou com bastante sucesso em diversos eventos, como no Viva Arapiraca!, lançou seu debut Flor de Lácio, em 2011; no início deste ano, colocou no mercado o seu primeiro CD ao vivo, gravado no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves. Neste seu registro, fez justamente esta miscelânea de sons urbano e de etnias e que tem base no cancioneiro nordestino, apesar da pegada rock’n’roll.

Para o músico arapiraquense que cresceu escutando os sns de pernambuco em seu augem esta perspectiva levantada a partir desse novo direcionamento de sua carreira é o que o motiva. “O maracatu e o coco de roda não é muito conhecido por aqui. O pop rock, que é a minha base e a minha paixão, a caba se tornando um canal, um catalisador para o acesso a esta Cultura, verdadeiramente nossa. o rock promove esta mistura genuína e fico muito feliz e orgulho de contar, neste show, músicos dio naipe, não apenas de Chico Rua e Maia, mas também dos convidados locais: Janu & os Matutos Urbanos, Priscilla Prill e o
mestre Afríso Acácio do Acordeon”, relata sobre a atração que será realizada no Filomena Barzin e que terá toda uma estrutura de palco, som e iluminação sofisticada.

Workshop de Maracatu
Percussão africana e mais ainda. Alfaia, congas, timbales, blocos sonoros, tambor falante, carrilhão, cowbell, efeitos diversos, zabumba, pandeiro, surdo. O espetáculo d joão Felipe ficará nas entrelinhas, nas unidades e compassos ministrados pelo metrônomo calcado na cabeça de Chico Rua e Maia.

“Essa junção de ritmos é fundamental. Rock contemporâneo com estes baques são genuínos, apesar de já terem sido idealizados por figuras como Jackson do Pandeiro ou Ari Lobo… Ora, é a nossa primeira vez com João Felipe, ms certamente a química no
palco será a mesma: música”, completa Chico Rua. Ele tem o projeto Tronco de Jurema, em pernambuco, voltado a direitos sociais dos indígenas e africanos, a resgatar cânticos tradicionais Brasil e mundo afora.

Uma das ideias de Rua é trazer para Arapiraca uma espécie de curso, um workshop de percussão, com aulas para crianças e adolescentes interessados. Maia, complementa: “É válido! Todos os anos, saímos em blocos de Carnaval lá em Pernambuco com o lamento Negro”, Foi a partir deste bloco, que nasceu o conceito-base da Nação Zumbi, em 1960, por entre as vias do bairro Peixinhos.

O de Cima Sobe
Onde se nasce um movimento, onde sefaz uma vanguarda ebulir. É esse ponto onde a cidade de Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, se encontra, artisticamente falando. Nas letras; no cinema; nas artes: visuais, cênicas, plásticas, circenses e na música. O reduto de intelectuais de ponta de mesa cresce numa voltagem que chega a surpreender quem mesmo é da área.

“É um processo que tem que ser vsito por quem está de fora. Como sou músico e produtor cultural, vislumbro de forma diferenciada o que anda acontecendo por aqui. Está tudo confluindo para uma nova onda – e ela é positiva. Colaborações estão sendo feitas e egos se mantendo ao chão, onde devem, de fato, estar. Vejo um cenário que está começando a dar sinais e que ainda vai nos surpreender”, destaca Janu Leite, á frente dos Matutos Urbanos, grupo que fará participação no espetáculo de João Felipe.

Há, com efeito, muita coisa confluindo no município e, de certa forma, a Secretaria de Cultura e Turismo de Arapiraca; tem colaborado com projetos como o Som do Mercado, mostrando os talentos de nossa terra em praça pública e o Cultura na Praça, com a tradição sendo escancarada todas á segundas-feiras , na praça Luiz Pereira Lima. Além do apoio em investidas diversas como o Rock Pró Cultura e agora o Arapiraca Moto festival, que, benquisto, ocorre durante o Carnaval.

“Arapiraca, desta forma, acaba de se tornar polo e todas as vertentes do rok’n’roll têm espaço, porque decerto há público, reconhecimento e aplausos aos trabalhos feitos por cada uma das bandas, inclusive que labutam no underground”, conclui o músico João Felipe, entendendo que cada um tem o seu papel na construção de uma cultura de acesso e mais democrática”.

[ Fonte: Jornal “Tribuna Independente”, 21 de fevereiro de 2014 ]

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATO – João Felipe

Telefone ( Celular ): (82) 9981.2679

SAIBA MAIS

Blog: joaofelipeebanda.blogspot.com

Anúncios

Uma resposta para “João Felipe

  1. “Um bom dia especial para o meu filho, João Felipe, que hoje comemora idade nova. Parabéns João e que Deus continue iluminando os seus passos nesse novo caminho que é o da engenharia civil. Eu, sua mãe, seus irmãos: Raíssa Barbosa, Pedro Igor B. Baía e Marcelo estamos na torcida e acompanhando de perto as suas novas conquistas. Você merece. Um beijo no coração!!!”
    Roberto Baía ( Jornalista arapiraquense ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s