Marcos Góes (“Marcos da Som Pop”)

A imagem pode conter: 1 pessoa

“Acredite sempre em Deus, em você e no tempo Rei!” –
Marcos Góes ( 19 de março de 2012 )

PERFIL – Marcos Góes (Marcos da “Som Pop Discos”)
Por Pedro Jorge (19 de março de 2012)

Marcos Antonio de Góes, o popular “Marcos Góes da Som Pop Discos”, nasceu no dia 13 de maio de 1954 na cidade de Brejão, interior de Pernambuco. Chegou em Arapiraca (AL), juntamente com seus familiares no dia 8 de janeiro de 1974, fixando residência, na época, na rua São Francisco Nº 1.576.

Familia
Marcos Góes é filho do Sr. Ermiro Trajano e de D. Josefa Mendes de Góes, tem oito irmãos: Marilene, Gilda, Rose, Rosângela, Ladyjane, Manoel, João Ermiro (Mirinho) e Nilson Góes. É casado com Fernanda Epifânio de Góes, e é pai de João Marcos de Góes (o Segundinho).

Escolaridade
Curso completo de Contabilidade, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e curso incompleto de Letras, na Faculdade de Arapiraca.

Show de Calouros
Em 1974 se destacou nos shows de calouros que eram realizados no Cine Triunfo, intitulado Show Pop, e comandado pelo comunicador arapiraquense Jarbas Lúcio. Marcos Góes interpretava músicas de seu ídolo, Roberto Carlos. A banda que acompanhava os calouros era o (extinto) Grupo Os Notáveis. Segundo Marcos, outros calouros que também se destacaram naquela época foram os seguintes: Farnésio, José Nunes (o popular Gelo), Carlinhos Coló, Silene, Olga Soares e outros.

Lojas de Discos
No mesmo ano que chegou em Arapiraca, em 1974, trabalhou na função de caixa no Supermercado Vascore e, em 1976 montou a sua primeira loja de discos na Rua do Sol – Centro: a Som Pop Discos, no mesmo ano em que o “Rei” Roberto Carlos lançara o vinil cujo carro-chefe era a música “O Progresso”. Logo em seguida inaugurou uma filial que vendia exclusivamente vinis e fitas K7s de músicas gospel (evangélicas) e outras duas lojas: uma na rua Aníbal Lima e outra na praça Manoel André.

Em 1992 montou duas filiais: uma na Praça Bom Conselho e outra na Praça Marques da Silva (Music Memory) e mais 3 filiais na capital alagoana: CD Line, Promo Disc e Music Memory, chegando, assim, a possuir seis lojas de discos simultaneamente. Devido a pirataria de CDs e DVDs, atualmente ainda resiste com uma única loja: a Som Pop Discos, localizada na Rua Marcelino Magalhães, próxima ao Mercado de Artesanato do Parque Ceci Cunha.

Em seu vasto currículo artístico-cultural, Marcos Góes tem prestado relevantes serviços para a cultura musical de nossa cidade. Não só na comercialização, mas também na divulgação e valorização dos talentos musicais locais, regionais, nacionais e internacionais.

Emissoras de Rádio
Ao longo de sua trajetória em pro da cultura musical, Marcos Góes, marcou presença também como radialista e diretor de programação da Rádio Gazeta FM – Arapiraca, em 1988, a convite do saudoso Pedro Collor de Mello e na direção comercial da Rádio Cultura AM, por um curto período.

Na Rádio Novo Nordeste FM apresentou os seguintes programas: “Roberto Carlos Especial”, das 10 ás 12 horas; “Disco Dance”, das 21 ás 23 horas e “Sweet Memorys”, das 23 ás 00 horas: todos esses programas eram apresentados aos domingos. Na Rádio Gazeta FM apresentou, em 1988, o Programa “Jazz Especial”, ao lado de Paulo Lourenço – o popular “Paulo do Bar”.

Em 2002 comandou,  na emissora Litoral FM, o Programa “Litoral nas Cabeças” – em Maceió/AL, divulgando o melhor da música nacional e internacional, e em 2003 na emissora comunitária de nossa Cidade – A Voz do Povo, a Voz de Deus, comandou o Programa “Almoce Com o ‘Rei'”, das 12 ás 13h, onde apresentava os sucessos e contava detalhes sobre a trajetória pessoal e musical de seu grande ídolo – o “Rei” Roberto Carlos.

Projeto Alavantú
Em 1990, Marcos Góes, juntamente com alguns amigos criou o Projeto Alavantú, que tinha o objetivo de ser a 3ª festa junina mais importante do calendário turístico nordestino – perdendo apenas para Caruaru/PE e Campina Grande/PB.

Com o seu conhecimento no meio artístico contratou 36 atrações – entre artistas solo e bandas musicais, valendo a pena destacar, segundo ele,  as seguintes atrações: Jorge de Altinho, Dominguinhos, Luizinho Calixto, Novinho da Paraíba e Sheilamy – cantora de forró brasiliense que atualmente interpreta bossa nova e com a qual teve um relacionamento amoroso durante dois anos.

Nota: Marcos Góes só participou da elaboração e produção do 1º Alavantu, que foi realizado no último ano da gestão do então prefeito de Arapiraca, José  Alexandre dos Santos.

Shows e Eventos Artísticos-Musicais
Marcos foi responsável por grandes eventos artísticos-musicais de nossa cidade, realizados no período de 1996 a 1999. A maioria destes eventos eram realizados no ginásio da Escola Quintella Cavalcanti: Calcinha Preta, Xamego de Menina, Magnificus, Flávio José, Eliane, Fabiana e outras atrações marcaram este projeto musical.

Nota: Marcos Góes, foi o responsável e percursor na realização de shows do estilo forró eletrônico, em Arapiraca.

Outro importante evento com a assinatura do empresário Marcos Góes foi o Circuito de Forró, realizado no período de 1999 a 2002 no campo do Colégio Bom Conselho. As principais atrações artísticas deste evento foram as seguintes: Frank Aguiar, Adelino Nascimento, Banda Styllus, Mastruz com Leite, Osvaldo Silva, Banda Reprise, entre outras.

Fundou a Casa de Shows Estação do Forró, no local onde funcionava o antigo mercado público municipal. Nesta casa as principais atrações musicais foram as seguintes: Tayrony, Borba di Paula, Pássaros Livres, Cheiroso, Claudino Costa, Bakanas do Brega, entre outras.

Outro importante evento realizado por Marcos Góes, desta vez ao lado de José Carlos Wanderley, foi “Noite de Gala”, onde a nata da sociedade arapiraquense teve a oportunidade de assistir a vários shows intimistas a exemplo de Renan Torres, Cauby Peixoto, Reginaldo Rossi, Almir (ex-The Fevers), entre outros.

Em uma (extinta) casa de shows, que era localizada na Praça Marques da Silva, de propriedade do empresário “Ercilinho”, Marcos produziu o show do cantor e compositor popular-romântico Odair José.

Um dos últimos eventos comandados por Marcos foi o super show de Leonado (ex- Leandro & Leonardo) –  inclusive, ele conta com orgulho que, através da realização deste show, ele teve a oportunidade de firmar uma grande amizade com este importante cantor sertanejo-romântico.

Segundo Marcos, além destes eventos realizados em nossa cidade, ele também produziu e elaborou diversos projetos e eventos em 70% dos municípios alagoanos, e em outros estados do Nordeste. Marcos Góes, continua nutrindo um grande sonho, que traz desde criança, que é  gravar um disco. Fico torcendo que este sonho seja realizado!

[ Por Pedro Jorge, 19 de março de 2012 ]

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTIGO – Revista “O Mensageiro”

VOCÊ EM DESTAQUE
Por Pedro Jorge*

O programa “Você em Destaque” é idealizado e apresentado pelo radialista e empresário arapiraquense, Marcos Góes (“Marcos da Som Pop”) – com um repertório classe A, entrevistas, curiosidades, brindes, bate-papos inteligentes e informações sobre os melhores artistas e bandas. A sua estreia foi no dia 2 de junho de 2014, com a brilhante participação do seresteiro arapiraquense, Manoel Tenório.

“Você em Destaque” marcou o retorno de Marcos Góes ao rádio e conta com a participação especial de Paulo Lourenço (“Paulo do Bar”); compartilhando o melhor da MPB, bossa nova, blues e jazz. O principal objetivo desta atração radiofônica, que vai   ao ar de segunda a sexta-feira, das 12 ás 14h, pela Rádio Comunitária “A Voz do Povo, a Voz de Deus – 105,9″; é proporcionar aos ouvintes a oportunidade de apreciarem o que há de melhor no segmento musical nacional e internacional.

Também conta com a parceria bíblica do comunicador Isaac Santos que apresenta o quadro Momento Para Deus – destacando a família, passagens bíblicas, programações festivas da Igreja Católica em Arapiraca (AL) e região, e outras informações referentes ao mundo missionário e cristão. Outro momento imperdível do programa é o quadro Expresso Saudade – um revival do melhor da música: forró, jovem guarda, internacional, MPB, seresta, pop rock, samba, popular-romântico e outros estilos musicais.

Todos os artistas: populares, forrozeiros, circenses, folclóricos/regionais, plásticos, artesões, cineastas, desenhistas, atores, etc; escritores: poetas, poetas-cordelistas, jornalistas, colunistas sociais, etc; radialistas: esportivos, noticiaristas e de programas religiosos e de variedades; empresários musicais; produtores culturais; fotógrafos; pesquisadores, historiadores; professores e musicistas estão convidados para divulgarem os seus trabalhos artísticos-culturais no programa “Você em Destaque”.

SOBRE MARCOS GÓES – Marcos Antônio de Góes, o popular “Marcos Góes da Som Pop Discos”, nasceu no dia 13 de maio de 1954 na cidade de Brejão/PE. É filho do Sr. Ermiro Trajano e de D. Josefa Mendes de Góes (in memorians). Está radicado em Arapiraca desde 1974. Tem oito irmãos. É casado com Fernanda Epifânio de Góes e pai de João Marcos de Góes (o “Segundinho”). Ele é formado em Contabilidade (Colégio N. S. do Bom Conselho).

Em 1974, Marcos se destacou nos shows de calouros que eram realizados no Cine Triunfo, intitulado Show Pop, comandado pelo comunicador Jarbas Lúcio, onde interpretava músicas de Roberto Carlos. Neste mesmo ano trabalhou na função de caixa no Supermercado Vascore e, em 1976, montou a sua primeira loja de discos: a Som Pop Discos. Nos anos 1990 chegou a montar duas filiais em nossa cidade e outras três na capital alagoana. Devido a pirataria, encerrou as suas atividades como lojista de CDs e DVDs.

Em seu vasto currículo, já prestou relevantes serviços para a formação cultural dos arapiraquenses – principalmente divulgando os talentos musicais. Também marcou presença como radialista e diretor de programação da Rádio Gazeta FM – Arapiraca, em 1988; e na direção comercial da Rádio Cultura AM. Na Rádio Novo Nordeste FM apresentou os programas: “Roberto Carlos Especial”, “Disco Dance” e “Sweet Memorys” e na Rádio Gazeta FM: o “Jazz Especial”, ao lado do “Paulo do Bar”. Em 2002, na emissora Litoral FM (Maceió-AL): o “Litoral nas Cabeças” e, em 2003, na “A Voz do Povo, a Voz de Deus”: o “Almoce Com o Rei”, onde apresentava os sucessos e contava detalhes sobre a trajetória artística e pessoal de seu grande ídolo, o “Rei” Roberto Carlos.

Em 1990, juntamente com alguns amigos criou o Projeto Alavantú, contratando 36 atrações, entre elas: Jorge de Altinho, Dominguinhos, e Sheilamy – cantora com a qual teve um relacionamento amoroso durante dois anos. Foi responsável por outros grandes shows: Flávio José, Eliane, Fabiana e outros (de 1996 a 1999). Outro projeto que marcou época foi o Circuito de Forró (de 1999 a 2002), no campo do Colégio Bom Conselho. Também fundou a Casa de Shows Estação do Forró.

Marcos Góes, ao lado de Carlos Wanderley, realizou o projeto “Noite de Gala”, onde a nata da sociedade arapiraquense teve a oportunidade de assistir a várias atrações: Renan Torres, Cauby Peixoto, Reginaldo Rossi, Almir (ex-The Fevers), entre outros. Ele também produziu e/ou elaborou diversos eventos em 70% dos municípios alagoanos, e em outros Estados do Nordeste. Desde criança ele nutre o sonho de gravar um disco.

FRASE – “Desde que fazia rádio, apresentando programas como: Parada Pop, Sweet Memories, Túnel do Tempo e outros; sempre costumava mostrar a qualidade musical. Sempre toquei o melhor e, é tanto que convidei o “Paulo do Bar” para dividir um programa comigo: o Jazz Especial… Aí foi de arrebentar: Ella Fitgerald, Egberto Gismonti, Flora Purim, George Benson, Sivuca, Hermeto Pascoal… Enfim, um programa altamente inteligente e educativo. Hoje não se preocupam com a qualidade da música e na maioria das vezes divulgam sempre o pior!” – (Marcos Góes)

* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal (Arapiraca/AL) e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

Fonte: (extinta) revista “O Mensageiro”, agosto de 2014

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

Anúncios

6 Respostas para “Marcos Góes (“Marcos da Som Pop”)

  1. Contemporâneo de ideias firmes, de personalidade moldada com excelentes valores adquiridos de seus genitores. Sua idade é 366 dias menos que a minha. Homem sério e batalhador, cuja conduta serve de parâmetro para muitos. Que Deus o conserve sempre assim amigo Marcos Góes!

    • MARCOS DO SOM POP
      Autor: José Carlos Gueta – O POETA DO ABC

      M uito popular é o Marcos Góes da Som Pop Discos
      A credita sempre em Deus, nele e no tempo Rei
      R oberto Carlos é seu maior ídolo no mundo artístico
      C antar as músicas dele nos shows de calouros era lei
      O extinto grupo Os Notáveis sempre o acompanhava
      S ua primeira loja de discos em 1976, ele inaugurava

      D epois inaugura uma filial e na música gospel bota fé
      A ssim é o Marcos, um grande empreendedor ele é

      S eu currículo contribui para a difusão da cultura musical
      O s talentos musicais de Arapiraca por Marcos é valorizado
      M arcou presença também como radialista da rádio local

      P arabenizo aqui neste acróstico este excelente profissional
      O povo arapiraquense seu trabalho árduo tem acompanhado
      P edro Jorge que é seu amigo disse-me que ele é sensacional!

  2. “Desde que fazia rádio, apresentando programas como: Parada POP, Novo Nordeste FM; Sweet Memories, Gazeta Fm; Túnel do Tempo, Cultura AM e outras; sempre costumava mostrar a qualidade musical, não me importava com telefonemas de ouvintes, até porque, muitos ligam cinquenta vezes para programas diversos solicitando a mesma música… E olha que música !!!
    Ás vezes a mesma pessoa. É aí que o locutor imagina que bomba em audiência, enquanto uma só pessoa ligando vezes e vezes. Pois é, sempre toquei o melhor é tanto que certa vez convidei o “Paulo do Bar” para dividir um programa comigo: o JAZZ ESPECIAL… Aí foi de arrebentar!!! Ella Fitgerald, Egberto Gismont, Flora Purim, George Benson, Airto Moreira, Sivuca, Hermeto Pascoal, Duke Hellington… Enfim, um programa altamente inteligente e educativo.
    Hoje não se preocupam com a qualidade da música e divulgam sempre o pior!!! Um abraço, Pedro Jorge”.
    Marcos Goes

  3. VOCÊ EM DESTAQUE – 105,9

    Programa: Você em Destaque
    Emissora: Rádio Comunitária A Voz do Povo, a Voz de Deus – 105,9
    Apresentação: Marcos Góes
    Dias: De segunda a sexta-feira
    Horário: Das 12 ás 14h.

    “Você em Destaque” é um programa com repertório classe A, entrevistas, curiosidades, brindes, bate-papo interessante e informações sobre os melhores artistas.

    Sua estreia foi no dia 2 de junho de 2014, com a participação super especial do seresteiro arapiraquense – Manoel Tenório. Parabéns ao Marcos Góes e a todos da Rádio Comunitária “A Voz do Povo, a Voz de Deus” – 105,9. O programa contará com a participação especial de Paulo Lourenço – o “Paulo do Bar”, compartilhando o melhor do jazz.

    “Você em Destaque” marca o retorno de Marcos Góes ao rádio…
    IMPERDÍVEL!!!

    [ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

  4. Não é porque e meu irmão, esse cara é fora de série. Nunca teve uma oportunidade, na área da cultura de cidade, para desenvolver seus projetos. Infelizmente a politicagem não dar espaço para pessoas que têm muito pra dar pra esse povo carente de cultura!

  5. “Homenagem super merecida pela trajetória do cidadão Marcos Goes. Parabéns a CONFAA ( ) pelo reconhecimento!!!” – (Jaci Matias)

    “Grande amigo; esse cara é mais que um amigo, ele contribui muito para cultura em geral, seja no comercio nas rádios ou na divulgação da boa musica brasileira. Sempre lutou em defesa de uma política mais democrática que atingisse não só as elites mais as classes mais carentes, com uma boa educação, uma saúde mais estruturada e uma segurança publica mais eficiente. Meu amigo Marcos Góes, você é um exemplo de cidadania.” – (Alexandre Tito )

    “Marcos Góes, lembro como hoje quando eu ia ai em arapiraca ia na sua loja e depois agente ia almoçar na sua casa meu grande amigo das antigas!” – (Mauricio Gomes)

    “QUE PRAZER CONHECER ESSA SUA TRAJETÓRIA,AMIGO Marcos Goes. PARABÉNS PELO SUCESSO! QUE O ETERNO D’US TE ABENÇOE MUITÍSSIMO!!!” – (J. Luiz França)

    “E que orgulho temos desse cara, sempre Marcos Goes!” – (Nany Melo)

    “Mereces todas as homenagens, és uma pessoa importantíssima de nossa terra arapiraquense, pioneiro e empreendedor!” – (Paulo Celso)

    “Conheço Marcos Goes, há muito tempo,desde 1975, fizemos uma amizade sólida, comprei muitos discos na Som Pop Discos, sempre foi batalhador, um ser humano família, tenho grande admiração pela sua garra e seus ideais. Realmente é um arapiraquense que nos orgulha!” – (Cícero Brito)

    Fonte: Facebook CONFAA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s