Festa da Padroeira N. S. do Bom Conselho


FRASES

“Quando se comemora a Festa da Padroeira de Arapiraca, não se trata só da elevação da fé, mas também de relembrar a nossa história”.
Zezito Guedes (  Historiador e artista plástico )
[ Fonte (frase): Jornal "Gazeta de Alagoas", 01/02/2011 ]

“A multidão que acompanha a procissão anualmente mostra que a fé das pessoas se renova. O dia de N. S. do do Bom Conselho é mais uma oportunidade de renovação, de reflexão seja por parte dos que integram a Igreja ou por parte dos fieis. A festa também é um forma de manifestação da cultura popular, dos hábitos do nosso povo”.
Padre Murilo dos Santos ( Pároco )
[ Fonte (frase): Jornal "O Jornal", 03/02/2011 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FESTIVIDADES DA PADROEIRA
Por Pedro Jorge

As festividades da Padroeira de Arapiraca/AL, Nossa Senhora do Bom Conselho, acontecem anualmente no período de 23 de janeiro a 2 de fevereiro. Esta festa é uma das mais importantes de nossa cidade, pois além de ser uma grande manifestação de fé é, também um resgate da história de Arapiraca – a capital da RMA (Região Metropolitana do Agreste).

Parque de Diversão e Barracas
No parque Ceci Cunha é montado, todos os anos, um moderno parque de diversão com montanha-russa, ranger, trem-fantasma e outros brinquedos para a alegria das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Dezenas de barracas com comidas típicas, bebidas e lanches, além de jogos diversos, tiro-alvo e bingo completam o divertimento de todos.

Programação Cultural

* Abertura - No calçadão do Largo Dom Fernando Gomes, com a realização da Paróquia da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, acontece a programação cultural. Na abertura há a apresentação da Banda da Polícia Militar e o hasteamento de bandeiras.

* Atrações Culturais - Todas as noites, também no calçadão, acontecem shows e apresentações culturais diversos: bandas e ministérios católicos de música, corais, orquestras, cantores locais e de outras Cidades, pastoris e outras atrações artísticas-culturais.

* Banda de Pífanos - Durante o dia, ao lado da Concatedral N. S. do Bom Conselho, é realizado a apresentação da mais tradicional Banda de Pífanos de nossa Cidade, resgatando assim as nossa legítimas tradições artísticas-musicais. Geralmente a Banda de Pífanos se apresenta sem muito reconhecimento dos fieis e, do público em geral. Nós, administradores do Blog Arapiraca Legal, Pedro Jorge e Gilvan Juvino, torcemos para que essa tradição seja mais apreciada e valorizada por todos nós arapiraquenses.

* Leilão de Gado - No penúltimo dia das festividades, 1º de fevereiro, é realizado o leilão de gado – doação de empresários e pecuaristas de Arapiraca e região, com toda renda revertida para as obras sociais e manutenção da Paróquia.

* Canta Arapiraca / Mercado do Artesanato –  No mercado de artesanato, localizado no Parque Ceci Cunha, acontece o “Canta Arapiraca”, projeto artístico realizado pela Secretaria de Cultura/Prefeitura Municipal, que tem por objetivo divulgar e valorizar os grupos e artistas solo locais, de diversos estilos musicais.

Programação Paroquial

* Terço, Novena e Celebração Eucarística - A programação maior das festividades da Padroeira de Arapiraca acontece na Igreja Matriz da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho. Todas as noites são recitados o Terço, em seguida a oração da Novena e para finalizar a Celebração Eucarística.

* Encerramento – No encerramento acontece o ponto alto das festividades alusivas a Padroeira: a chegada dos cavaleiros e amazonas trazendo a réplica da imagem, vindos de Bom Conselho/PE, a tradicional Procissão Solene da Imagem de N. S. do Bom Conselho, por algumas ruas do centro da cidade e, em seguida a celebração campal da Santa Missa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ROMARIA

Fé e História em Homenagem a Padroeira / Por Patrícia Bastos ( Repórter )

Mais do que uma demonstração de fé religiosa, as festividades da Padroeira de Arapiraca, N. S. do Bom Conselho, são um resgate da história do município. A primeira imagem da santa, que na verdade se trata de N. S. da Guia, foi trazida a cavalo pelo fundador do município, Manoel André no ano de 1844, segundo o Historiador Zezito Guedes.

Nesses 167 anos, a imagem de Maria coroada e segurando o Menino Jesus se tornou a representação da fé dos arapiraquenses. Nos
primeiros anos, a festa acontecia no dia 15 de agosto, data oficial de N. S. da Guia, mas no início do século passado a festa foi transferida para o dia 2 de fevereiro.

Historiador Enfatiza Lado Secular
Zezito Guedes declara que o caráter secular da festa remonta também á época em que a imagem foi trazida por Manoel André. “Naquela época não se utilizava zabumbas em festas religiosas, mas a imagem trazida por Manoel André veio desde Palmeira dos Índios/AL trazida em um andor, e acompanhada por uma banda e chegou em Arapiraca ao som de pífanos. Ao entrar no povoado, a imagem foi recebida também com um repicar de fogos”, disse.

Conforme o historiador, a Igreja dedicada á padroeira de Arapiraca é a da Praça Manoel André (antiga Rua do Comércio), que foi reconstruída duas vezes, depois da primeira edificada pelo fundador da cidade. “Em 1910, o Padre Macedo decidiu construir uma Igreja no lugar da antiga Capela construída por Manoel André, que passou a ocupar um espaço maior. Mas no dia 5 de agosto de 1944, uma forte chuva levou a Igreja ao chão, que posteriormente foi reconstruída pelo Padre Epitácio.

[ Fonte: Jornal "Gazeta de Alagoas", 1º de fevereiro de 2011 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


NOTÍCIA – Arapiraca Comemora Padroeira Com Procissão e Grande Cavalgada
Por Eduardo Almeida ( Repórter )

Cerca de 40 mil pessoas saíram ontem em procissão pelas ruas de Arapiraca-AL em homenagem a N. S. do Bom Conselho, padroeira do município. O Bispo Hidelbrando Mendes e o pároco da Igreja Concatedral, Murilo Santos, receberam a réplica da imagem da Santa das mãos de cavaleiros e amazonas que saíram de Pernambuco na última segunda-feira e deram início ao cortejo, que seguiu pelo centro da cidade. Uma missa campal encerrou a celebração religiosa.

Os festejos em homenagem á padroeira da cidade tiveram início no dia 23 de janeiro, com a celebração de missas e apresentações musicais no Parque Ceci Cunha. Na segunda-feira, um grupo composto por 230 cavaleiros e amazonas deixou a cidade de Bom Conselho-PE, em Pernambuco, com a réplica da imagem da santa, após missa celebrada pelo Frei José Pereira , e refez o trajeto de Manoel André, em 1844, quando cumpria promessa após a morte de sua mulher, Maria Valente da Silva.

O Padre Murilo Santos classificou a procissão como a maior celebração religiosa da região Agreste. De acordo com o pároco, o
número de fiéis que percorre as ruas do centro de Arapiraca aumenta a cada ano. Para ele, esse crescimento é sinal de que a fé está se renovando no município.

O pároco destacou que os fiéis aproveitam a oportunidade para pagar promessas e agradecer a Deus por graças que foram alcançadas ao longo do último ano. Ele ressaltou que é possível encontrar não apenas adultos, mas também crianças. “É um momento para agradecer a Deus por tudo o que conseguiu e renovar a fé. Podemos ver adultos e crianças de todas as idades cumprindo promessas, acompanhando atentos á procissão”, acrescentou.

Cavaleiros Trouxeram a Imagem
A réplica da imagem de N. S. do Bom Conselho chegou a Arapiraca após dois dias de viagem entre os Estados de Pernambuco e Alagoas. Um grupo de 230 cavaleiros e amazonas conduziu a réplica da imagem da santa da Cidade de Bom Conselho/PE até Arapiraca/AL. O grupo “cortou” cinco cidades dos dois estados, em uma viagem que teve início na última segunda-feira. O trajeto é refeito há nove anos pela ACESA (Associação de Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca).

“A ideia surgiu em 2003, quando nós decidimos refazer o trajeto que Manoel André fez para cumprir uma promessa após a morte da mulher, Maria Valente da Silva. Ele encomendou a imagem de N. S. da Guia em Bom Conselho e trouxe até Arapiraca há 146 anos. A Santa ficou conhecida como N. S. do Bom Conselho, devido o local onde a imagem foi encomendada”, revela o presidente da ACESA, Claudson Valeriano.

Ele revela que o trajeto com a réplica da imagem da padroeira entrou para o calendário não apenas de Arapiraca, mas das cidades que recebem os cavaleiros durante os dois dias de viagem. “A população espera a passagem e recebe com festa os cavaleiros e amazonas”. Nós fazemos seis paradas, em cinco municípios diferentes. Em cada um, podemos sentir uma receptividade e uma alegria diferente com a nossa chegada. É algo emocionante”, acrescenta.

Além de Bom Conselho, que é ponto de partida, os cavaleiros e amazonas também percorrem as Cidades de Quebrângulo, Palmeira
dos Índios, Igaci e Arapiraca. “Nestes locais, nós paramos para nos alimentar e passar a noite. Um grupo providencia comida e outro é responsável pelos alojamentos em escolas da rede pública. As paradas também servem de descanso dos animais. Nós aproveitamos para alimentá-los, informou Valeriano.

De acordo com o presidente da ACESA, o número de cavaleiros e amazonas que buscam se juntar ao grupo cresce anualmente.

[ Fonte: Jornal "O Jornal", 3 de fevereiro de 2011 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

HOMENAGEM / A História da Padroeira de Arapiraca

Com a partida de sua esposa Maria Ferreira Valente, em 1855, Manoel André Correia dos Santos sepultou-a ao lado de sua casa e depois começou a construção de uma pequena capela, encomendando a imagem de N. S. da Guia na Cidade de Bom Conselho/PE.

Em 1865, foi inaugurada a igreja, com a celebração da primeira missa no povoado. No ano seguinte foi realizado o novenário em homenagem a Padroeira N. S. do Bom Conselho e essas primeiras novenas foram realizadas no mês de agosto. Com o rápido crescimento do então Distrito de Limoeiro de Anadia, em 1912, o Padre Macedo, em comum acordo com a comunidade católica, demoliu a pequena Capela e construiu uma igreja grande, capaz de acomodar os fieis nas cerimônias religiosas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

Hoje é feriado em Arapiraca/AL. Dois de fevereiro, dia de Iemanjá em cultos de matriz africana, é o dia da excelsa padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Bom Conselho.

A festa vai ser encerrada mais tarde, por volta das 16 horas, com a chegada da imagem peregrina da padroeira, conduzida por cavaleiros que há três dias partiram da Cidade pernambucana de Bom Conselho, cortando em suas montarias os territórios de Palmeira dos Índios e Igaci, antes de chegarem ao destino final.

A cavalgada faz memória de outra, que aconteceu há muito tempo, quando os primeiros arapiraquenses, liderados pelo palmeirense (sim, ele nasceu em Cacimbinhas quando esta ainda pertencia a Palmeira dos Índios, Manoel André, considerado o fundador do povoamento, foi buscar a imagem da sua Padroeira na “Terra de Pedro Papacaça”, Cidade que é referência até hoje na arte santeira.

Essa aventura guarda uma curiosidade: conta-se que o orago deveria ser invocado pelo título de Nossa Senhora da Guia, mas a população de Arapiraca saudou a padroeira como Nossa Senhora do Bom Conselho, querendo referir-se ao lugar onde ela foi esculpida e de onde ela veio. Como se vê, todos os anos e com muita devoção, o novo nome da Santa pegou e ficou!

[ Fonte: cosmerogerio.blogspot.com, 2 de fevereiro de 2011 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Realização: Paróquia da Igreja Matriz N. S. do Bom Conselho
Apoio: Prefeitura Municipal de Arapiraca.

PROGRAMAÇÃO / 2014

 
 
 
 

HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

Bem felizes a nossa terra
Que nasceu á sombra da cruz,
Os primeiros que aqui chegaram,
Ergueram um trono á Mãe de Jesus.

Refrão:
Ó Maria, Mãe do Bom Conselho,
Abençoa estes filhos teus,
Guarda a nossa Arapiraca,
Sob as mãos poderosas de Deus.

Aqui estão os teus filhos devotos,
Exultantes de alegria e fé,
Ao ouvir teu suave conselho:
“Fazei tudo o que Cristo disser!”

Esta terra cresceu triunfante,
Envolvida em teu manto de luz,
O cruzeiro é o sinal constante,
Do amor que temos a Jesus.

Os teus filhos humildes e pobres
Vêm a ti com amor e com zelo,
Buscam sempre em ti, ó Maria,
Teu materno e santo conselho.

Os fiéis desta tua paróquia
Rendem aos Céus uma prece feliz,
A Rainha revestida de Glória
Que refulge na nova Matriz.

Ó Maria, a ti, nosso canto,
Que bondade é teu coração,
Conduze-nos ao Céu, te pedimos,
A Jesus nossa eterna Mansão.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
MARIA – SACRÁRIO DA VIDA
 
Meus irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus!
Reunimo-nos na alegria de podermos celebrar a festa de nossa Excelsa Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, aquela que foi anunciada pelos profetas: “Eis que uma virgem conceberá e dará a luz um filho”. E, na plenitude dos tempos, pelo arcanjo Gabriel: “Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso, o santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. Maria, mulher iluminada e “bendita entre todas as gerações”.
 
Maria, Sacrário da Vida, tornou-se elo entre o céu e a Terra. Aquela que transportou durante nove meses no seu ventre o Salvador da Humanidade. Maria, morada de Deus entre os homens.Fortalecidos por esta força que nos impulsiona para o Alto, vamos seguir animados pela mesma fé ao encontro de Cristo Jesus, Vida e Salvação da Humanidade, e aprendendo com Maria a sermos sacrário para levar Jesus ao outro.
Com minha bênção de sacerdote e amigo, Pe. Murilo dos Santos | Pároco
 
 
GRAÇAS E DEVOÇÃO
 
“A festa de Nossa Senhora do Bom Conselho representa a celebração da fé, religiosidade e da cultura do povo de Arapiraca. É com grande emoção que comemoramos esta data, tradição que eleva o nome de nosso município através da crença em Deus e da confiança na Mãe do Cristo Salvador. Nossos corações estão em festa, com as bênçãos de Nossa Senhora do Bom
Conselho, nossa padroeira”,
Prefeita Célia Rocha 
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO

23 de Janeiro (Quinta-feira)
19 hs – Abertura com hasteamento das bandeiras, presença da banda de música da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), hinos interpretados pela cantora Cláudia e, logo após, celebração eucarística.
Presidente: Pe. Antônio Maria
Concelebrante: Pe. Murilo dos Santos (pároco)
Noiteiros: Comunidade da Matriz Concatedral, Mov. Mãe Rainha, Legião de Maria, Cong. Mariana, Patronesses, Folcolares, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca, PM, Polícia Civil, bombeiros e trabalhadores da Justiça
Coral: Sons e Dons.

24 de Janeiro (Sexta–feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. Roberto Bezerra da Rocha Júnior
Noiteiros: ECC, servidores públicos federais, estaduais e municipais
Ministério: Sagrada Família (ECC).

25 de Janeiro (Sábado)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. José Edinaldo Firmino Gomes
Noiteiros: Paróquia Nossa Srª da Conceição e Comunidade Imac. Conceição Aparecida – Nova Esperança, Pastoral dos Surdos, Trânsito de São José, Sacramentinos, trabalhadores do comércio e serviços
Ministério: Bom Pastor.

26 de Janeiro (Domingo)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Novena e celebração eucarística
Presidente: Pe. Osmar José de Souza
Noiteiros: Comunidades de Stº Antonio (Canaã), Imac. Conceição de Maria (Vila Capim), São José (Mundo Novo), Nossa Srª de Fátima (Breu), Nossa Srª da Piedade (Corredor), Nossa Srª do Perpétuo Socorro (Nilo Coelho), agricultores e pecuaristas.
Ministério: Força Jovem.

27 de Janeiro (Segunda-feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Mons. José Antônio Neto
Noiteiros: Paróquia Stº Antônio com Pastoral Familiar, Amigos pela Fé e trabalhadores da indústria
Ministério: Restauração.

28 de Janeiro (Terça-feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. José Ailton da Silva
Noiteiros: Paróquia do Santíssimo Redentor e trabalhadores da Educação
Ministério: Filhos de Maria.

29 de Janeiro (Quarta-feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. Danilo Santos Soares
Noiteiros: Paróquia São José, Pastoral da Pessoa Idosa e trabalhadores da Saúde
Ministério: Ave Shalon.

30 de Janeiro (Quinta-feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Mons. Afrânio Pinheiro Bezerra
Noiteiros: Paróquia Sagrado Coração de Jesus com as Comunidades de Nossa Srª de Fátima (Fazenda Velha), Nossa Srª das Graças (Tabela), São José (Itapicuru), Nossa Srª Auxiliadora (Sementeira), Apostolado da Oração, Congregação Mariana, bancários, economistas e correspondentes
Coral: Sagrado Coração de Jesus.

31 de Janeiro (Sexta-feira)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. Antenor Montenegro Júnior
Noiteiros: Paróquia Nossa Srª do Carmo, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, trabalhadores das empresas de transporte, motoristas, taxistas e mototaxistas
Ministério: Cantores do Carmo.

1º de Fevereiro (Sábado)
19 hs – Recitação do terço e ladainha
19 hs e 30 mins – Celebração eucarística
Presidente: Pe. Cícero Batista
Noiteiros: Coordenação da Juventude Vicariato de Arapiraca, Comunidade de São Luiz de Gonzaga e Nossa Srª do Rosário (Bom Sucesso), Obra Shalon, Pastoral Catequética, trabalhadores da construção, corretores de imóveis e representantes
Ministério: Ronníe Peterson e equipe.

2 de Fevereiro (Domingo)
9 hs – Missa solene presidida pelo Exmº Sr. bispo diocesano dom Valério Brêda e concelebrada pelo Exmº Sr. bispo emérito de Estância-SE, dom Hildebrando Mendes Costa, padre Murilo dos Santos (pároco) e demais sacerdotes. Participação de todos os grupos, movimentos, pastorais e reverência ao Dia do Arapiraquense Ausente.
Coral: Estrela da Anunciação.

16 hs – Chegada da réplica da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho em uma cavalgada in memoriam de Manoel André, que a trouxe do município de Bom Conselho-PE, tornando-se assim a padroeira de nossa cidade. Logo após, acontece a procissão solene com a imagem de Nossa Srª do Bom Conselho e celebração eucarística (campal)
Presidente: Pe. Murilo dos Santos
Ministério: Jovens em Canção.

18 hs – Chegada do grupo de ciclismo Só 1 Rolé, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Bosque das Arapiracas
20 hs – Realização da 2ª edição do projeto “Jazz e Blues na Praça”, com a banda Barba de Gato, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leilão de Gado:
Dia 26 de Janeiro, às 18 hs
No estacionamento do Sr. Jefersson Barreto, em frente ao Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, bairro do Baixão, teremos a realização do já tradicional Leilão de Gado da festa de nossa excelsa padroeira Nossa Srª do Bom Conselho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Largo Dom Fernando Gomes

24 de Janeiro – Sexta-feira
21 hs – Banda Lira Arapiraquense.

25 de Janeiro – Sábado
21 hs – Chorinho dos Aposentados de Arapiraca.

26 de Janeiro – Domingo
21 hs – Banda Recomeçar.

27 de Janeiro – Segunda-feira
21 hs – Pastoril Jornada das Estrelas.

28 de Janeiro – Terça-feira
21 hs – Grupo Servos do Senhor.

29 de Janeiro – Quarta-feira
21 hs – Grupo Cigano Alegria de Viver (AATIAR).

30 de Janeiro – Quinta-feira
21 hs – Tom (Comunidade Kerigma).

31 de Janeiro – Sexta-feira
21 hs – Banda Renovarte.

01 de Fevereiro – Sábado
21 hs – Agnaldo, Teclado e Voz.

APOIOS

Prefeitura Municipal de Arapiraca – “Crescendo com Você” e
Paróquia da Igreja Matriz de N. S. do Bom Conselho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MARIA, PORTADORA DA LUZ
Por Pe. Murilo dos Santos (Pároco)

Meus irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus!

Na alegria de podermos celebrar a Festa de nossa excelsa Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, aquela que foi anunciada pelos profetas: “Eis que uma Virgem concederá e dará a Luz um Filho”.
E, na plenitude dos tempos pelo Arcanjo Gabriel; “Concederás e darás á luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso, o Santo que nascer de ti, será chamado Filho de Deus”. Maria mulher iluminada e “bendita entre todas as gerações”.

Maria sendo portadora da luz ilumina aos que estão ao seu redor para conduzir ao Filho. Fortalecidos por este amor de mãe que emana e irradia a luz, vamos seguir animados pela mesma fé ao encontro de Cristo Jesus – Luz do mundo e,
aprendermos de Maria a ser luz para o outro.

Com minha bênção de Sacerdote e amigo.

[ Fonte: Folheto Informativo da Paróqua da Igreja Matriz N. S. do Bom Conselho ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AGRESTE -  Mais de 40 Mil Fieis Acompanham a Procissão de N. S. do Bom Conselho / Multidão Reverencia Padroeira ( Sinopse )
Por Patrícia Bastos ( Repórter ) / ( 3 de fevereiro de 2012 )

A maior celebração religiosa de Arapiraca, a procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho, foi acompanhada por aproximadamente 40 mil fieis no fim da tarde de ontem. A multidão aguardou a chegada da réplica da imagem da padroeira de Arapiraca, que foi trazida em uma cavalgada que saiu do município de Bom Conselho, em Pernambuco, na última terça-feira.

Durante o trajeto entre o Bairro Massaranduba e a concatedral, vários fieis pediam para tocar e beijar a imagem. “É a minha Nossa Senhora do Bom Conselho a quem peço ajuda nos momentos de necessidades. Tenho muito para agradecer a ela, principalmente pela harmonia da minha família”, afirmou a dona de casa, Maria Ferreira dos Santos, que acompanhou a procissão descalça. Assim como ela, muitos aproveitaram o evento religioso para pagar promessas.

Para o bispo de Penedo, Dom Valério Breda, a multidão que queria tocar na imagem e acompanhava a procissão mostra o “fortalecimento da fé e da identidade” dos arapiraquenses. “Olhando em perspectiva, esse é o retrato da fé do povo de Arapiraca. uma fé que se consolida e define uma identidade que é própria daqui. Arapiraca é uma cidade pujante, cujo crescimento explode por todos os lados, mas ao mesmo tempo continua mantendo uma alma própria, que agrega as pessoas, em vez de separá-las, o que muitas vezes acontece nas Cidades que crescem muito”, afirmou o sacerdote.

[Fonte:http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=196034 ]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Cavalgada e Procissão Encerram os Festejos de N. Srª do Bom Conselho / Por Lourdes Rizzatto & Silvestre Rizzatto (03/02/2013 )

A décima primeira edição da “Cavalgada de N. Srª do Bom Conselho”, realizada pela Associação de Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca – ACESA, reuniu inúmeros cavaleiros e amazonas que trouxeram a réplica da Imagem de N. Srª da Guia, da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, refazendo o percurso do fundador da cidade de Arapiraca, Manoel André.

O ato de fé realizado por Manoel André para pedir a santa pela recuperação da saúde de sua esposa Maria Teresa, passou a fazer parte do calendário religioso das comemorações católicas da Cidade e, os festejos passaram a receber o nome de “N. Srª Vinda de Bom Conselho”, que com o passar dos anos ficou conhecido com a Festa de N. Srª do Bom Conselho.

A imagem da Santa foi recebida pelo Bispo Diocesano de Penedo/AL, Dom Valério Breda e pelo Bispo Emérito de Estância/SE, Dom Hidelbrando Mendes Costa. Após breve pregação aos fieis, religiosos e autoridades seguiram em procissão pelas principais ruas do centro de Arapiraca/AL.

Fonte: Blogs / Click Due – Site Minuto Arapiraca.

[ Link): http://minutoarapiraca.com.br/index.php/noticia/2013/02/03/cavalgada-e-procissao-encerram-os-festejos-de-n-sr-do-bom-conselho ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s