Casa dos Velhinhos


 HISTÓRIA
 
O município de Arapiraca/AL, em 1968, já evidenciava em meio a sua população de idosos, a problemática daqueles que sem condições de proverem sua manutenção ou tê-la provida por sua família eram abandonadas á própria sorte. A este número, somavam-se os que vinham de cidades circunvizinhas por ser Arapiraca, cidade-pólo devido a sua localização geográfica e sua situação sócio-econômica.
 
 
 
 
 
A falta de apoio familiar aliada á pobreza material e a inexistência de programas de serviços sociais mobilizaram um  grupo de cidadãos, liderado pelo Dr. José Fernandes de Lima, com iniciativa de fundar uma instituição para acolher esta população, garantindo-lhe a proteção á vida e á saúde e consequentemente um envelhecimento em condições de dignidade.
 
Assim sendo, Dr. José Fernandes com a participação de uma plêiade de amigos, entre os quais, o Prof. Manoel de Oliveira Barbosa, o Prof. Pedro de França Reis, Sr. José Mota, Sr. Pedro Cavalcante, Sr. Antônio Ventura, Sr. Adalberto Rocha, Sr. Francisco Pereira Lima entre outros, fundaram em 31 de agosto 1968,  a Associação de  Assistência São Vicente de Paulo, nome foi escolhido pelo Pe. Américo Henrique dos Santos.
 
Para o processo de sua organização muito contribuiu a assistente social Iolanda Gouvêa Moreira. E na elaboração de seus estatutos, desempenharam papel importante o Dr. Geraldo Lima e Silva e Dr. Ivan Vasconcelos Brito, Juiz de direito.
 
A instituição é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal e federal e modelo no acolhimento aos idosos, onde são garantidos direitos essenciais  de proteção á vida e á  saúde e consequentemente um envelhecimento em condições de dignidade.
 
LINHA DO TEMPO
 
31 de agosto de 1968
Fundação da Sociedade de Assistência São Vicente de Paulo.
 
24 de outubro 1968
Lançamento da pedra fundamental, por Dom Sebastião Baggios, Núncio Apostólico no Brasil, ( em terreno doado pelo o prefeito João Lúcio da Silva ).
 
14 de novembro 1968
Foi declarada de utilidade pública municipal.
 
Março de 1969
Foi iniciada a construção do prédio cujo engenheiro foi o Dr. José Lira e o construtor o mestre Januário Leite;
 
08 de abril 1973
Inauguração do prédio e funcionamento da obra, com a presença de Dom José III, Bispo da Diocese de Penedo.
 
Nesta ocasião a TELESA ( emprese telefônica da época ), nas pessoas do Dr. Geraldo Lúcio da Silva e do Sr. João Antônio da Silva, dotaram a sociedade de uma linha telefônica.
 
05 de maio 1974
Inauguração da residência das irmãs e instalação da congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, com a presença de Madre Leônia  Milito ( fundadora ) Madre Tarcísia, irmã Dalva, irmã Iracy, irmã Nivia.
Antes da chegada das irmãs Claretianas a instituição sempre teve á gente do seu comando o Prof. Manoel de Oliveira Barbosa e o Dr. José Fernandes Lima.
 
Início dos anos 1980
Sentindo necessidade de congregar as pessoas, com mais comodidade, o Dr. José Fernandes de Lima, com recursos próprios, construiu o auditório da Entidade, cuja principal função, é servir de palco para  a celebração da Santa Missa, que é assistida especialmente pelos idosos e pessoas da comunidade local.
 
06 de maio 1995
As Missionárias Claretianas, após 21 anos de atuação missionário-administrativa, deixam a Casa dos Velhinhos, tomando posse na condição de administradora a competente e zelosa Srta. Josefa Marques Pereira.
 
31 de agosto 1998
A Casa dos Velhinhos comemora 30 anos de existência.
 
 

 
05 de outubro 2006
Morre seu fundador, Dr. José Fernandes de Lima, sendo seu corpo velado na instituição, da qual foi presidente por 22 anos consecutivos, tendo total dedicação, carinho e muito zelo, pois apesar de ter sido afastado da presidência por motivo de saúde, continuou dado seu apoio incondicional em todos os momentos de sua vida.
 
Agosto de  2008
Celebração em comemoração aos 40 anos da Casa dos Velhinhos.
Setembro de 2011
 
Lançamento da campanha de sócios contribuintes e voluntários para a instituição.
 
A Casa dos Velhinhos sempre teve diretorias comprometidas com sua causa, com destaque para o Prof. Manoel, que durante 38 anos dedicou-se inteiramente aos serviços burocráticos, administrativos e foi presença diária e constante firmando-se em verdadeiro baluarte da Instituição, mais afastado atualmente, por motivo de saúde.
 
DIRETORIA
 
A diretoria atual está assim constituída:
 
Presidente: Odaizo Barbosa Lopes
Vice-presidente: Cícero Galdino dos Santos
Secretário: Bartolomeu Lopes
2º Secretário: Maria Lúcia Oliveira
 Tesoureiro: Yêdda Maria Barbosa Fernandes Magalhães
 2º  Tesoureiro: Nicodemos Barbosa
 Conselho Fiscal:
Judá Fernandes de Lima
Manoel de Oliveira Barbosa
Maria Lêda de Almeida Barbosa Fernandes
 Suplentes:
Josenildo Barbosa Lopes
José Lopes da Silva
Vital Nunes da Silva
 
[ Editado por Gilvan J. S. ]
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
DOE DE CORAÇÃO / A Casa dos Velhinhos Precisa de Você
 
A Associação de Assistência São Vicente de Paulo há 43 anos presta serviços á comunidade de Arapiraca/AL e região no atendimento á pessoa idosa e desamparada.
 
Localizada no Bairro Baixa Grande, a Casa dos Velhinhos, como é mais conhecida, começou suas atividades em 1968, quando um grupo de cidadãos, liderados pelo Dr. José Fernandes de Lima, teve a iniciativa de fundar uma instituição para acolher os idosos. Na casa, são garantidos direitos essenciais de proteção á vida e á saúde e consequentemente um envelhecimento em condições de dignidade.
 
Hoje, a Casa dos Velhinhos abriga uma média de 42 idosos – a maioria cadeirantes, acamados ou com dificuldades de locomoção e que necessitam de assistência 24 horas por dia. O local conta com 15 funcionários, uma administradora e com o trabalho do voluntariado, que ajuda nas mais diversas atividades.
 
 
A instituição é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal e federal. Para se manter, a Casa dos Velhinhos conta com a colaboração de 120 sócios e como fonte de financiamento também recebe parte da contribuição previdenciária dos próprios idosos. Há ainda doações em dinheiro, alimentos, produtos de limpeza e higiene, enxoval, fraldas geriátricas e também donativos conseguidos através de campanhas realizadas na cidade que mobilizam a sociedade e clubes de serviços.
 
Atualmente a entidade vem passando por dificuldades financeiras e por isso necessita de sua colaboração e de sua sensibilidade aos problemas sociais. Modelo no acolhimento aos idosos, a Casa dos Velhinhos precisa da sua participação para que juntos possamos dar aos internos um futuro melhor! Ajude outros velhinhos a ter um lar como Alice que há 38 anos reside lá!
 
Colabore com a Casa dos Velhinhos!
Para ser um sócio-contribuinte você pode contribuir mensalmente com qualquer valor acima de R$ 10,00 (dez reais) e também autorizar o débito na sua conta-corrente ou fazer depósito em nome da Associação de Assistência São Vicente de Paulo nas seguintes contas:
* Banco do Brasil :
Agência o542-8  / Conta: 2.186-5
* Caixa Econômica:
Agência oo56 – operação 013 – Conta poupança 29.846-5.
 
APOIO
* Grupo UNICOMPRA ( Empresa Amiga do Idoso );
* Blog Arapiraca Legal.
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
SONETO
 
“Cuidando Com Amor”
Autor: Cícero Galdino ( 13/09/2011 )
 
 
Faz quarenta e três anos, nessa atuação
Que idosos desprezados essa casa acolhe,
Daquela má situação que a sorte escolhe,
Bem cuidados são com amor e atenção.
 
Doutor Zé Fernandes a causa abraçou.
Outro com professor Manoel ajudaram
E bons serviços nessa casa eles prestaram,
Pois cada qual numa função se dedicou.
 
Senhor Odaísio engajado continua
Nobre atividade dos heróis fundadores
Da Casa dos Velhinhos que também é sua.
 
 
Veja como esse Lar de Alice é aconchegante!
Zelado por todos e pelos diretores.
Nos ajude a conduzir essa Ação Gigante!
 
[ Dedico este poema a todos que dedicam seus trabalhos voluntários a "Casa dos Velhinhos" ] 

[ Editado por Pedro Jorge / E-mail: pjorge-65@hotmail.com ]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 
  
 
Casa dos Velhinhos
Associação de Assistência São Domingos de Paulo
Rua Expedicionários Brasileiros, 1156
Telefone: (82) 3521-2746
E-mail: a.a.s.vicentedepaulo@bol.com.br
 
 
Blog Arapiraca Legal
E-mail: blogassociado1@live.com 
 
 
 
About these ads

7 Respostas para “Casa dos Velhinhos

  1. Já tem algum tempo que procuro esta casa para poder ser voluntária e agora gostaria de saber o que preciso fazer. Eles precisam mesmo de cuidados.

  2. Sou assistente social e gostaria de saber o que devo faze para fazer parte dessa família.

  3. Como faço para ser voluntário, gostaria muito de ajudar essa idade que tanto precisa de atenção…

  4. Olá, bom dia! Gostaria de saber quais os dias e horários de visitas.
    Grato. Que Deus vos abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s